3. Que bebida para que desporto?
A par da desidratação, a queda da glicémia e a redução dos stocks de glicogénio serão os fatores limitadores mais importantes durante o esforço muscular. Todos os desportistas devem aprender a compensar as suas perdas durante o esforço, se não quiserem ver o seu desempenho diminuir.
ESFORÇOS INFERIORES A 1 HORA
No caso de exercício que dure menos de uma hora, água é suficiente.
Deve hidratar-se antes, se possível durante e depois do esforço. Isto permite assegurar desempenho e boa recuperação.
ESFORÇOS ENTRE 1 E 3 HORAS
Para esforços durando mais de uma hora, é aconselhável consumir regularmente uma bebida glucídica: 150 a 300 ml, a cada 10/15 minutos. Esta bebida deve privilegiar os glúcidos, para fornecer energia ao organismo. Deve também conter sódio, para compensar as perdas por sudação, e vitaminas B1, B2 e B6, para facilitar a assimilação dos glúcidos: as bebidas isotónicas contêm todos estes ingredientes, logo são ideais para esforços prolongados.
ESFORÇOS SUPERIORES A 3 HORAS
Para esforços muito longos, ou esforços repetitivos, pode ser interessante adicionar potássio, porque pode haver perdas deste mineral durante esforços prolongados em ambiente quente. Pode também ser interessante adicionar antioxidantes (vitaminas C, E e zinco). Estes últimos ajudam o organismo a defender-se contra certos resíduos tóxicos produzidos pela atividade das nossas células.