Proteger do frio durante o mergulho
Evita mexeres-te muito dentro de água! No mergulho, não serve de nada mexer os braços para te aqueceres, como farias se estivesses em terra. Bem pelo contrário: perdes calorias preciosas, vais-te cansar e sentirás ainda mais frio. Se tiveres frio em águas profundas, o melhor é subires um pouco para evoluir em águas a uma temperatura aparentemente mais agradável. Sim, aparentemente, porque a água não é necessariamente mais fria em profundidade!
O efeito da pressão tem também influência na tua perceção da temperatura: quanto mais desces, maior a pressão e mais o neoprene do fato fica esmagado contra o corpo, o que causa uma maior sensação de frio! É muito importante comunicar bem com o grupo de mergulho sobre as sensações de frio dentro de água, a fim de prevenir quaisquer riscos.
Após o frio instalado, deves saber que não nos conseguimos aquecer novamente dentro de água. Pensa na subida e no facto de que certamente terás de fazer alguns minutos em patamar. São ainda alguns minutos parado, mais alguns minutos que passarás a tremer… Assim, é importante prever estas situações que podem encurtar o mergulho. No inverno, a utilização de um fato húmido permite permanecer, em média, trinta minutos dentro de água.
É indispensável não ultrapassarmos os nossos limites, para depois sermos capazes de sair da água. Logo, é preferível mergulhar menos tempo e não gerar problemas.