Etapas da iniciação aquática
A iniciação aquática representa os primeiros passos da criança na água. É constituída por 3 etapas:
Como escolher braçadeiras, bóias, cintos ou coletes de natação para acompanhar e proteger a criança na água?
A ESCOLHA DE UM AUXILIAR DE FLUTUAÇÃO DEVE SER FEITA EM FUNÇÃO DA IDADE, DO PESO E DO NÍVEL DA CRIANÇA.
A iniciação aquática representa os primeiros passos da criança na água. É constituída por 3 etapas:
A progressão na água
É a etapa mais receosa, sobretudo para os pais! É o momento em que a criança vai submergir em apneia. Pretende-se ensiná-la a mergulhar e a deslocar-se debaixo de água sem medo.
A descoberta da água
É a etapa mais importante onde a criança encontra um novo ambiente. Ela familiariza-se com a água e descobre novas sensações.
A aprendizagem da natação
A criança começará a deslocar-se na água sozinha: descobrirá os movimentos que a fazem avançar e sentir-se-á levada pela água.
Nesta etapa, pretende-se que a criança e os pais sintam segurança.
Existem diversas opções:
- Bóia-cadeira: permite ao bebé estar confortavelmente instalado e descobrir a água com toda a segurança. Nesta posição, o bebé pode mexer as pernas e explorar as sensações da água.
- Bóia: assegura uma grande estabilidade à criança;
- Braçadeiras: asseguram uma excelente flutuabilidade e estabilidade à criança: o modelo clássico varia entre o modelo com interior em tecido (para maior suavidade) e o modelo em espuma ultrarresistente. Nesta fase, a criança precisa de muita flutuabilidade para ajudá-la a ganhar confiança neste novo ambiente.
Nesta etapa, a criança deverá passar de uma posição vertical para uma posição horizontal para aprender a nadar e efetuar os movimentos de natação.
Para ajudá-la, existem diversas soluções:
- Colete oferece o nível de flutuabilidade necessário para fazer com que a criança progrida e torna-a "interveniente" no seu percurso.
- Colete insuflável: muito fácil de colocar, proporcionando uma ampla liberdade de movimentos
- Cinto de natação em espuma: permite trabalhar o equilíbrio ventral e dorsal e aprender mais facilmente os primeiros movimentos de natação.
- Cinto evolutivo: possui um elemento insuflável amovível que serve de prancha, o que permite que a criança descubra a posição ventral e horizontal, batendo as pernas para se deslocar no meio aquático.
Para facilitar a sua escolha numa panóplia de braçadeiras, bóias, cintos ou coletes de natação, a Nabaiji concebeu as braçadeiras-cinto evolutivas Tiswim. Estas braçadeiras acompanham a criança durante as duas primeiras etapas de iniciação aquática e evoluem com ela. No início poderão ser utilizadas no seu conjunto. Quando a criança se sentir mais à vontade, poderá deixá-la deslocar-se com as braçadeiras. Por último, quando passar para uma posição horizontal na água, poderá utilizar apenas o cinto.