De que forma este tapete promove o desenvolvimento psicomotor da criança?
Oferece à criança vários
estímulos sensoriais que promovem a sua sensibilidade;
Sensibilidade necessária à aquisição das grandes
etapas do desenvolvimento psicomotor. Este tapete permite-lhe movimentar-se com toda a segurança.
Neste sentido, este tapete de estimulação promove o desenvolvimento psicomotor da criança.
O produto foi validado por uma especialista em psicomotricidade.
As etapas de aquisição do equilíbrio dinâmico
Antes dos 4 anos, a criança aprende a direcionar o corpo para um determinado alvo, aperfeiçoando progressivamente o avanço através da colocação dos pés ao lado um do outro. Aos 4 anos, a criança consegue caminhar colocando um pé à frente do outro, alternando sobre um suporte com a largura mínima de um pé e meio.
Aos 6 anos, a criança é capaz de caminhar encostando o calcanhar de um pé à biqueira do outro num suporte com a largura mínima do seu pé.
O desenvolvimento psicomotor:
O desenvolvimento psicomotor da criança está suportado por bases genéticas, motoras e psicológicas.
Se intervier no domínio motor, um produto pode influenciar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Este domínio motor tem vários grandes componentes: o esquema corporal, as coordenações dinâmicas, o equilíbrio, as coordenações olho-mão, a motricidade fina e a estruturação temporal e espacial.
Esquema corporal
O esquema corporal é a representação que a criança tem do seu corpo, permitindo-lhe um controlo mais fino dos seus gestos, uma perceção do seu corpo e, mais globalmente, uma consciência de si.
Constrói-se antes de mais a partir de sensações e de ações ("corpo que sente é corpo que atua"), antes de poder ser representado e falado ("corpo representado", desenho do boneco).
Quanto mais a criança agir, mais irá melhorar o seu esquema corporal e, assim, interagir melhor.
Coordenação oculomotora
As coordenações olho-mão agrupam as ações que permitem apontar com todo ou parte do seu corpo: no caso das crianças mais novas, seguir uma trajetória, depois visar primeiro grandes objetos e grandes alvos com as mãos, os pés, depois objetos e alvos cada vez mais pequenos até ao domínio fino das
dissociações digitais: tocar piano, enfiar contas, escrever.
Estruturação têmporo-espacial
A estruturação têmporo-espacial inclui tudo o que se refere à sinalização da criança quanto ao tempo
(antes/depois, atividade rítmica, dia/noite, estação, etc.) e ao espaço (à frente/atrás, por cima/por baixo,
direita/esquerda, etc.)